Ceph

#RunbookBR

Parameters & Placement Groups

Conceituação

Ceph Pool

– Name: Nome que identificará a sua partição lógica no cluster PVE

Parâmetros

– PG Autoscale Mode: Permite que o sistema se ajuste automaticamente (no caso de On) ou recomende mudanças (no caso de Warn) nos placement groups baseados no seu uso. Falaremos mais sobre Placement Groups na sequência.

Ceph Pool

Parâmetros

– Add as Storage: Adiciona o novo Pool à configuração de armazenamento do cluster.  Em outras palavras, disponibiliza a partição lógica para utilização no nosso ambiente de virtualização.

Ceph Pool

Parâmetros

– Min Size: Aqui definimos o número mínimo de réplicas dos nossos objetos para “permissão” de I/O. Imagine que você tenha três discos físicos compondo seu cluster. Se você tem um bit de paridade em cada um, em tese você continuará com todos os seus dados íntegros mesmo que você perca dois discos, certo? Agora… você vai querer utilizar o seu sistema nessa condição?

Ceph Pool

Parâmetros

– of PGs: Placement Groups fala muito de como funciona o algoritmo do Ceph. Não é nada tão simples que eu vá conseguir esclarecer totalmente, mas vou me esforçar para resumir no capítulo a seguir.

Ceph Pool

Parâmetros

Ceph Pool

Placement Group

Pense no PG como um agrupamento de dados que usam um algoritmo inteligente o suficiente para garantir disponibilidade, eficiência e performance no processamento de entrada e saída de dados

Ceph Pool

Calculo Base do PG

Uma conta padrão para definição manual do PG em um ambiente até 50 OSD é a seguinte:

Até 5 OSD = 128 Maior que 5, até 10 OSD = 512 Maior que 10, até 50 OSD = 1024

Para mais de 50 OSDs:

Total de PGs = OSD x 100                           POOL SIZE