Instalar e Configurar o Proxmox VE
Jornada Proxmox Parte 1: instalar
Versão 1
Emissão: 3 de setembro de 2022
Validade: Indeterminada
Tema: Proxmox instalação e configuração
Instalar o Proxmox VE: Antes de começar
Antes de tudo, dê uma olhada no vídeo abaixo, onde explico como será nossa dinâmica. No segundo vídeo, aula 1, apresento alguns conceitos básicos sobre virtualização.
Canal Runbook BR, NÃO clique aqui se não estiver preparado
Sobre o Proxmox VE
Primeiramente vamos entender o que é o Proxmox. Em primeiro lugar, Proxmox VE é uma plataforma de virtualização de código aberto que carrega consigo uma série de funcionalidades que extrapolam os limites impostos por outras ferramentas de mercado que nos “obrigam” a pagar altos valores de licenciamento para termos uma infraestrutura confiável. A disputa no mercado se acerra a cada dia com Proxmox vs VMWare, Proxmox vs Esxi, ainda mais com as novas tecnologias que surgem o tempo todo. Então, vamos a principal pergunta: o que é Proxmox e como funciona?
Vamos entender o que é Proxmox VE
De antemão, o Proxmox tem como base uma das distribuições Linux mais estáveis do mercado, o Debian, e usa como motor de virtualização o KVM, presente em outras soluções de mercado como o Fusionsphere da Huawei. O Proxmox também consegue trabalhar com LXC, tipo de container que utiliza recursos nativos do Kernel Linux. Proxmox Storage. Solução que, do mesmo modo, faz uma integração nativa com uma das soluções mais completas no que diz respeito a gerenciamento de storages e object store, o Ceph.
Proxmox é para quem?
Desde já é importante reforçar que nenhuma ferramenta vai substituir um bom planejamento. Primordialmente, pense em uma boa preparação e desde já procure ser o melhor administrador de infraestrutura que puder. Em outras palavras, uma plataforma com tantas opções facilita bastante o trabalho de um sysadmin, mas essa ajuda se dá, em especial, pela agilidade que nos dá em provisionar de maneira ágil, escalável, estável e confiável os recursos necessários para podermos entregar aos nossos clientes internos ou externos uma estrutura de servidores e aplicações de alta disponibilidade.
Em suma, Proxmox não beneficia apenas o administrador de rede pela gama de funcionalidades pre-configuradas. Sobretudo, agregará valor direto ao sponsor, ao cliente e ao negócio. Eles poderão contar com uma ferramenta completa. Sem nenhum custo de licenciamento e praticamente sem nenhuma restrição de uso se comparado a outros flavors de mercado.
Objetivo
Desde já é importante definirmos claramente os objetivos desse projeto:
Orientar a equipe técnica na instalação e configuração de um servidor Proxmox VE com as premissas necessárias para suportar os sistemas de produção, garantindo a alta disponibilidade dos servidores hospedados em um datacenter.
Ao longo dessa jornada tentarei resolver as seguintes questões:
- Como realizar a instalação de um servidor Proxmox VE
- Preparando o ambiente PVE para garantir alta disponibilidade de um ambiente produtivo
- Modos de uso e principais funcionalidades do Proxmox
- Esse material foi montado com base no treinamento oficial da RunbookBR.
- Obs.: O curso Proxmox mencionado acima, não é comercializado, estando restrito a aplicação para nossas equipes internas.
Pre-requisitos
Conhecimento básico em redes de computadores, além disso, familiaridade com termologias relacionadas a tecnologia da informação.
Pre-requisitos de Hardware e instalação
A página oficial da Proxmox nos recomenda os seguintes requisitos:
- Processador Intel EMT64 ou AMD64 com as funções de virtualizações ativas na BIOS (VT/AMD-V)
- Memória de 2 GB no mínimo para o Proxmox VE (Proxmox Virtual Environment), além da memória RAM que deverá ser alocada para as máquinas virtuais e containers.
- Recomenda-se ainda 1 GB de RAM adicional para cada Terabyte utilizado para o Ceph, caso habilite essa funcionalidade
- Discos SSD montados com RAID para redundância e desempenho do SO. Dedique uma partição lógica para o SO e implemente seus recursos virtuais em partições lógicas apartadas do SO ou em um Storage (recomendado, utilização do Ceph)
- Interfaces de rede no mínimo Gigabit com redundância. Dedicar interfaces de rede para o Ceph caso utilize.
- Para todos os detalhes de requisitos, consulte o site oficial da Proxmox.
- Para esse artigo estarei usando servidores Intel Xeon E31270, all flash, oito discos SSD e duas interfaces de rede Gigabit Ethernet. O primeiro disco de cada servidor utilizado na minha topologia estará dedicado ao SO, enquanto os demais discos serão disponibilizados para configuração do Ceph OSD (objetct storage daemon).
Topologia proposta para o Laboratório de instalação do Proxmox VE
Desse modo, iremos trabalhar com: 2 servidores Intel Xeon E31270, all flash com oito discos SSD e duas interfaces de rede Gigabit Ethernet cada e 16 GB RAM. Um desktop Intel Core i5 2400 com um disco mecânico e 16 GB RAM e uma interface de rede.
No entanto, caso não tenha recursos físicos para trabalhar e nesse sentido, sua intenção é apenas estudar, pode iniciar seu ambiente com máquinas virtuais utilizando, por exemplo, Proxmox no virtualbox, ou seja, não existem restrições, seja para que você monte seu ambiente de produção ou para montar um laboratório de estudos.
Instalar o Proxmox VE Passo a Passo
Proxmox VE como instalar? A instalação do Proxmox é bem simples, bem como seguir o assistente de instalação e preencher as informações de acordo com seu planejamento lógico. Estou adicionando esse procedimento padrão apenas para não ficar nenhuma ponta solta, mas caso esteja confortável com esse procedimento podemos pular para a parte 2 dessa jornada.
Na tela inicial clique em Install Proxmox VE
Instalação do Proxmox, primeiros passos
Todavia, caso a mensagem “No support for KVM Virtualization detected” apareça na tela, basta acessar a bios do seu servidor e habilitar as configurações de virtualização. Cada modelo de placa mãe, no entanto, contará com uma BIOS diferente, mas não é difícil achar essa informação, normalmente segue um padrão. Basta navegar na BIOS do seu servidor, habilitar a função de virtualização no processador e reiniciar a instalação.
Sendo assim, deixarei uma referência de como habilitar a virtualização na BIOS, mas lembre-se, é apenas uma referência, você precisa saber como fazer esse procedimento na sua BIOS.
Ref.: Enabling Intel and AMD Virtualization in Bios
obs.: desse modo, não siga se a mensagem acima persistir.
Conforme os termos de utilização da ferramenta e se não houverem mais erros no início da instalação, aceite as condições e avance.
Parametrizações durante a instalação do Proxmox VE
Agora, selecione o primeiro disco (sda) do seu servidor e avance:
Com o ajuste das demais configurações de Location e Time Zone, avance:
Seja como for, defina uma senha forte, entre com o e-mail de contato do administrador do sistema e avance:
Conforme o planejamento, selecione a sua interface LAN (Local área Network). Essa interface será utilizada para gerência do Proxmox, logo recomendo que use a interface e endereço de rede INTERNA. Avance.
Por fim, valide as informações para instalar o Proxmox VE
Validando a instalação do Proxmox VE
Além disso, aguarde até o final da instalação. Após o servidor reiniciar, retire a mídia de instalação e pronto, você terá instalado o Proxmox VE
Perceba que a console do Proxmox te disponibiliza apenas a gerência via Shell, contudo, a partir de agora, você poderá gerenciar o serviço a partir de um navegador web, utilizando uma máquina que esteja na mesma rede interna (LAN).
Acesse com o IP que você configurou nas etapas de instalação. A porta padrão para gerência do Proxmox é a porta 8006 e o protocolo é o https.
No meu Exemplo ficou assim: https://192.168.79.193:8006, pois configurei um IP da minha rede interna.
Na parte 2 dessa jornada iremos iniciar a configuração do nosso Cluster PVE
Acompanhei toda a jornada e achei realmente muito boa a forma prática como o assunto é abordado.
Enfim posso garantir aos meus clientes a tão sonhada alta disponibilidade com essa ferramenta espetacular.
Obrigado pelo feedback Rafael, espero que todos os artigos sejam igualmente úteis para você 🙂
abs, @RunbookBR
Muito bom.
Cade as demais aulas?
Obrigado pelo feedback Mario.
Os demais artigos estão disponíveis no link: https://runbook.com.br/tag/JornadaProxmox/
Você pode navegar pelo site em Artigos > Proxmox > Jornada Proxmox
Você cairá no mesmo link citado anteriormente.
Ainda poderá ver a estrutura dos capítulos apresentado no artigo https://runbook.com.br/proxmox-ve-o-que-e/
Nessa Jornada você conseguirá subir um cluster PVE com CEPH e será capaz de garantir a alta disponibilidade dos seus servidores e serviços.
Toda sugestão é bem-vinda.
Abs, @RunbookBR