Rede Óptica Passiva (PON)

GPON Rede PON

O que é uma rede Óptica Passiva?

Antes de mais nada, a Rede óptica passiva (PON) foi projetada para eliminar a necessidade de ativos na rede de acesso, barateando custo e garantindo maior estabilidade.

Assim, a rede PON passou por várias mudanças ao longo do tempo, entregando soluções flexíveis, que atendem aos requisitos dos usuários, que demandam cada dia mais por alta largura de banda e estabilidade.

As redes ópticas apresentam uma série de vantagens em comparação às redes de cobre, então vamos resumir neste artigo a rede PON.

Rede Óptica Passiva (PON)

Rede Óptica Passiva (PON) é então, uma tecnologia de rede de fibra óptica que permite aos provedores de serviços de comunicação oferecer comunicações de banda larga de alta velocidade para clientes residenciais e empresariais. Assim, projetamos as redes PON para eliminar a necessidade de equipamentos de campo atuarem como repetidores ativos, reduzindo o custo e a complexidade da rede.

Distribuição de Sinal na rede PON

As redes PON usam tecnologia de separação passiva (PDS) para distribuir sinais de dados de um único transmissor óptico para vários clientes. Essa tecnologia permite que uma única fibra transmita e receba sinais para vários usuários ao mesmo tempo, reduzindo muito o custo da rede e melhorando sua eficiência.

A separação passiva ocorre em um Divisor óptico passivo (PON), que divide o sinal de transmissão em vários caminhos ópticos para conectar esse sinal a vários clientes na mesma linha de transmissão. Desse modo, o PON divide a potência do sinal e distribui uniformemente a potência do sinal em vários caminhos ópticos. Isso ajuda a minimizar a queda de energia, permitindo que os sinais sejam transmitidos por distâncias maiores.

Arquitetura PON

A arquitetura PON é dividida, nesse ínterim, em várias camadas, incluindo BPON (Broadband PON), GPON (Gigabit PON) e EPON (Ethernet PON).

Enquanto o BPON usa um comprimento de onda (interpretado como 1490 nm) para tráfego downstream e 1310 nm para tráfego upstream, o GPON e EPON usam um único comprimento de onda para o downlink (reformatado como 1490nm) e comprimento de onda duplo para o uplink (reembalado como 1310nm e 1550nm).

BPON

A arquitetura BPON é a primeira geração de redes PON de fibra óptica. BPON fornece largura de banda de 155-622 Mbps para 32 usuários. Essa configuração de rede usa um comprimento de onda (1490 nm) para o downlink e 1310 nm para o uplink. O BPON requer apenas um divisor de 16 portas, mas dividir o sinal em muitas portas pode aumentar a perda de sinal.

A perda de sinal é maior em BPON porque o caminho de comprimento de onda de 1550 nm tem perda de sinal mais acentuada do que outros comprimentos de onda.

GPON

Por outro lado, a arquitetura GPON é a segunda geração de redes PON de fibra óptica. O GPON fornece largura de banda de 1,2 Gbps a 2,4 Gbps para 64 usuários. O GPON usa um comprimento de onda (1490nm) para tráfego downstream e dois comprimentos de onda (1310nm e 1550nm) para tráfego upstream. Usamos o comprimento de onda de 1550 nm para transmissão e o comprimento de onda de 1310 nm para monitoramento e manutenção. A arquitetura GPON usa um divisor de 1:32 para dividir o sinal em várias portas.

EPON

A arquitetura EPON é uma variante Ethernet do padrão PON projetada para fornecer largura de banda Ethernet baseada em padrões para clientes domésticos ou de escritório. EPON fornece largura de banda de até 1 Gbps para 32 usuários. EPON usa um comprimento de onda (1490 nm) para tráfego downstream e 1310 nm para tráfego upstream. O EPON é uma arquitetura mais simples do que o GPON em termos de quantidade de hardware no campo e complexidade da tecnologia. A arquitetura EPON não usa um divisor óptico passivo, mas conecta diretamente cada fluxo atual a um único usuário.

Conclusão

A rede PON de hoje é uma opção conveniente e eficiente para fornecer serviços de Internet de banda larga de alta velocidade. A Rede Óptica Passiva (PON) requer energia e espaço mínimos para serem implantadas, tornando a implantação simples e eficiente. As redes PON são a escolha lógica para operadoras e provedores de serviços em todo o mundo.

Caso você queira imergir nesse mundo GPON, te convido a acessar nossa série de artigos sobre o tema.

Falamos desde a evolução da rede de acesso, até o conceito e práticas do GPON e muitos comandos para nossas OLTs Huawei e ZTE.

Te espero nos próximos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.